A fauna brasileira é rica em espécies, e essa diversidade é própria dos climas tropicais. Comporta, entretanto, um número relativamente pequeno de indivíduos e muitos deles são endêmicos. (Ocorrência restrita em espaço terrestre de uma determinada espécie, grupo de espécies ou população. Há espécies que só existem na América do Sul, como a capivara - que é o maior roedor do mundo - e a ema. Exemplos de indivíduos endêmicos são o peixe-boi e o boto-rosa, exclusivos da Região Amazônica, assim como a cambaxirra, o sebinho-peito-amarelo-branco, e o tracajá, ou tartaruga-do-amazonas. Entre as aves, também podemos citar, no Brasil, o uirapuru-coroa-dourada, a arara-vermelha e a arara-azul-de-lear.).
Confira no quadro abaixo o total estimado de espécies da fauna de nosso país.

Na fauna de um território podemos distinguir comportamentos diferentes entre os animais.





Existem as espécies migradoras, como o andorinhão, a marreca-do-amazonas, a marreca-da-asa-azul, o macaco-caiarara e o macaco-barrigudo, e existem as espécies não migradoras, que vivem em um só ambiente, onde encontram alimento e se reproduzem.
Os jacarés-de-papo-amarelo, por exemplo, vivem em lagoas e igarapés formando populações sedentárias; os grandes felinos, como as onças, delimitam territórios para caçar e se reproduzir.
Os animais migram em busca de alimento, abrigo ou buscando se reproduzir.
O Perigo da extinção de nossa Fauna.


A diversidade de nossa fauna tem levado à falsa idéia de abundância, o que costuma levar à destruição.
A expansão desordenada do país tem provocado a diminuição de várias populações da fauna ao ponto de levar algumas espécies a desaparecerem de muitas regiões.

Muitas espécies se encontram em extinção devido a processos naturais; outras, no entanto, correm o risco de extinção pela acelerada ocupação e destruição da nossas florestas.
Preocupado com essa situação, o IBAMA publicou a lista oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção.
Na lista há animais bem conhecidos, como a ararinha-azul, a ararajuba, o mico-leão-de-cara-dourada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, ariranha e outros.



Total de espécies em extinção:
- Mamíferos: 67
- Aves: 109
- Répteis: 01
- Insetos e outros invertebrados:32
- Total : 218 espécies
Fonte: Lista oficial do IBAMA das espécies ameaçadas de extinção; Cadastro da Fauna de Vertebrados Terrestres da Amazônia Legal Brasileira - IBGE; Cadastro da Fauna Ictiológica do Brasil - IBGE





Confira abaixo as principais causas do extermínio da fauna brasileira:
- destruição do habitat, provocado pelo crescimento desordenado do país (instalações de indústrias, abertura de estradas etc.);
- poluição do ar e dos rios pelo o uso de defensivos agrícolas e outras substâncias químicas;
- desmatamento de florestas;
- perseguição insensata de espécies de animais para fins comerciais (ornamento, lazer, consumo), principalmente na área do Pantanal (no Estado de MS) e na área da Amazônia Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário